sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Londres acusa funcionários do comitê da Rio 2016 de baixar ilegalmente arquivos

Dez funcionários envolvidos no caso foram afastados do programa

COM ASSOCIATED PRESS
Publicado:
Atualizado:

Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres em 12/08/2012
Foto: Ivo Gonzalez / O Globo
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres em 12/08/2012IVO GONZALEZ / O GLOBO
LONDRES — Dez empregados do comitê da Rio 2016 foram surpreendidos furtando arquivos dos organizadores britânicos durante as Olimpíadas de Londres. O comitê organizador de Londres informou, nesta sexta-feira, que funcionários do Rio, que atuavam junto ao pessoal londrino no departamento de tecnologia, baixaram documentos internos sem autorização. Os brasileiros trabalhavam com os organizadores de Londres durante os Jogos entre 27 de julho e 12 de agosto como parte de um "programa de transferência de conhecimentos" entre as cidades organizadoras. Todos os envolvidos no caso foram afastados do programa de Londres.
- Posso confirmar que houve um incidente que envolveu membros da equipe do Rio que acessaram e removeram arquivos sem permissão - disse a porta-voz de Londres, Jackie Brock-Doyle, à agência Associated Press. - Informamos à supervisão do Rio. Eles atuaram rapidamente para resolver a questão e devolver os arquivos.
Altos funcionários de Londres foram informados do download ilegal e reportaram o sumiço aos organizadores do Rio, liderados por Carlos Nuzman e Leo Gryner.
Em nota, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 confirmou que os dez funcionários que baixaram arquivos sem autorização foram desligados. A nota diz que as lideranças do Rio 2016 e de Londres “agiram de forma conjunta, coordenada e rápida para reparar a situação”. Os arquivos foram recuperados e devolvidos. Duzentos representantes do Rio estiveram em Londres durante as olimpíadas. Segundo o Comitê da Rio 2016, trata-se de um caso isolado.
Segundo o jornal “Daily Telegraph”, acredita-se que os arquivos furtados incluíam detalhes sobre o planejamento estratégico e de segurança dos Jogos de Londres.
Brock-Doyle disse que não podia confirmar se os empregados foram afastados nem o número de envolvidos. Segundo a Associated Press, as mensagens e os telefonemas aos organizadores do comitê do Rio no Brasil não tiveram resposta imediata.
- É uma questão entre Rio e Londres - disse Mark Adams, porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, à AP.
A revelação sobre o furto dos arquivos ocorreu dois meses antes de funcionários de Londres e do Rio se reunirem no Brasil para a sessão informativa oficial dos Jogos de 2012, um encontro em que os organizadores dos últimos Jogos repassam aos seguintes toda a informação necessária.
De acordo com a AP, não sabe a natureza e o conteúdo do arquivos londrinos, mas autoridades disseram que provavelmente eles teriam sido fornecidos para a equipe do Rio se tivessem sido solicitados.
O Rio é a primeira cidade da América do Sul escolhida para organizar uma olimpíada.


Leia mais sobre esse assunto em
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post Home

Teste Teste

Arquivo do blog